Já ouviu falar das águas-vivas astronautas?
Quando me deparei com essa informação de águas-vivas no espaço, achei que fosse mentira. Não fazia sentido pra mim, então curiosa como sou, precisei pesquisar e descobrir se era verdade.
Bem, não é de hoje que o homem tem vontade de colonizar o espaço. Temos diversos filmes de ficção cientifica que provam o quanto o homem pensa nisso. E para os cientistas não é só pensar, eles precisam estudar essa possibilidade e descobrir quais seriam os principais problemas que precisam ser superados para tornar esse sonho possível.
Acontece que as águas-vivas astronautas fazem parte de um desses estudos. A espécie de água-viva escolhida para o estudo completa seu amadurecimento em apenas 6 dias por isso foram a escolha perfeita para descobrir como o desenvolvimento de seres nascidos em gravidade zero seria afetado. Então em 1991 foram lançadas pouco mais de 2 mil águas-vivas ao espaço para estudar seu desenvolvimento. Ao final do estudo já haviam em torno de 60 mil.

Mas afinal qual foi o resultado dessa pesquisa? Se você é uma das pessoas que gostaria de colonizar marte, sinto lhe informar que os resultados não foram muito positivos. As águas-vivas nascidas no espaço tiveram problema para se adaptar à gravidade da Terra ao retornarem e tiveram deficiência na produção de cálcio no organismo. É claro que seres humanos são muito mais complexos, mas a deficiência na produção de cálcio é observada inclusive em astronautas. Eles geralmente tem problemas de ossos mais fracos por causa da alta exposição a gravidade zero.
E ai você já tinha pensado que águas-vivas já tinham visitado o espaço?
Fontes: Nasa, The Conversation, Canal Tech


