Natureza

Kawah Ijen – O vulcão da chama azul

 

(FOTOGRAFIA DE OLIVIER GRUNEWALD
(FOTOGRAFIA DE OLIVIER GRUNEWALD

Na ilha de Java localizada na Indonésia está um vulcão um pouco diferente do que estamos acostumados. Qualquel vulcão já é fascinante, uma grande montanha que jorra lava flamejante não precisa de mais nada para ser interessante. Mas o vulcão Kawah Ijen da ilha de Java tem um bônus.

Toda lava de vulcão tem uma cor alaranjada, mas a lava desse vulcão quando vista ao anoitecer parece ter uma cor azul brilhante. O que dá essa coloração tão característica desse vulcão é a alta concentração de enxofre que quando queima forma essa coloração azul fazendo com que lava pareça azul aos nossos olhos. Na verdade a lava em si tem a cor alaranjada como o outros vulcões, por isso só pode ser vista a cor azul incomum quando o sol já esta indo embora pois a chama fica mais visível conforme a luz do sol vai enfraquecendo.

Outra característica fascinante dessa montanha é o lago azul turquesa localizado ali. Mas não se anime pois não estou falando de um lago com aguas cristalinas onde poderia dar um mergulho. Na verdade um mergulho ali seria catastrófico já que este lago é repleto de ácido sulfúrico e ácido clorídrico resultado da reação química da água com a lava que escorre para este lago. Mas com certeza é uma visão bem diferente e muito bonita.

Como já avisei um mergulho no lago Kawah Ijen não é possível, mas na verdade eu não recomendaria nem mesmo uma visita a este lugar fascinante. Pelo menos eu me contentaria em ver as fotos tiradas ali, isso porque apenas respirar nesse local pode ser extremamente prejudicial devido aos gases tóxicos que a montanha solta. Se mesmo assim quiser visita-lo leve com você um mascara de proteção, imagino que não queira que um passeio se transforme em um problema respiratório.

Mas, não estranhe ver pessoas locais subindo e descendo sem qualquer proteção carregando blocos amarelos de enxofre. Essa é a triste realidade dos mineiros de Kawah Ijen. Eles vendem esses blocos de enxofre para a mineradora local. E infelizmente em sua grande maioria não tem acesso a qualquer material de proteção para realizar o trabalho de mineração. O que causa a eles diversos problemas tanto respiratórios como problemas na coluna por conta do peso que carregam montanha abaixo. Mas infelizmente é a forma que encontraram para sustentar suas famílias, por isso eles continuam colocando suas vidas em risco ao realizar esse trabalho em um ambiente tão inóspito.

Apesar de achar esse local fascinante eu prefiro ficar longe dele. E você, gostaria de conhecer o vulcão de lava azul, ou ver as fotos é suficiente?

Fonte: National Geographic

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo